segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Homem de Palha de Robin Hardy


Essa produção britânica de 1973 – com direção de Robin Hardy e roteiro de Anthony Shaffer – relata a chegada do sargento Howie a uma ilha remota da Escócia em busca de uma garota desaparecida e lá se depara com um fato inusitado: a comunidade inteira da ilha não segue os preceitos morais e religiosos de seu cristianismo... são todos pagãos, adoradores do sol e da lua, dos deuses da colheita, do mar e da terra. O sargento fica horrorizado com o fato de que até mesmo nas escolas o sexo é ensinado sem pudor algum. Símbolos fálicos, primitivos, celtas e voltados para uma religiosidade muito antiga e anterior ao cristianismo permeiam toda a ilha.

Na sua busca pela garota perdida, o sargento se depara com o “dono” da ilha, interpretado magnificamente por Christopher Lee. Ele é o responsável espiritual pelo bem estar das pessoas da ilha e pela relação destas com os deuses que ali habitam. O mais inusitado do filme é que ele mescla um clima de horror e suspense a sequências bem elaboradas de musicais, onde as letras e as músicas compõem pistas para decifrarmos o mistério da trama. O sargento Howie termina por descobrir que há um culto na ilha para a deusa do mar e da colheita e acredita que o desaparecimento da garota esteja ligado a tal ritual.

Contudo, para seu desespero maior, ele irá participar, disfarçado, do grande ritual de sacrifício ao Homem de Palha. O sargento acredita que os habitantes – todos fantasiados com roupas que lembram algum personagem do antigo culto – não o reconhecem em sua fantasia e segue, entre os habitantes, em busca da garota perdida.

O final, onde se consuma o ritual do Homem de Palha, revela que nesta ilha não há nenhum traço, por menor que seja, de uma moral cristã. O paganismo, aqui, é ainda vivo e presente na vida de todos... assim o sargento descobre.

Para fazer o download, segue o link no Blog Celtas Today:


Nenhum comentário:

Postar um comentário