sábado, 26 de junho de 2010

Kwaidan de Kobayashi Masaki


Kwaidan é um filme de terror japonês produzido em 1964. O título quer dizer “estórias de fantasmas” em japonês. Trata-se, originalmente, de uma coleção de Lafcadio Hearn que trata do folclore japonês. Hearn, apesar de grego, decidiu viver no Japão e sua identificação com a cultura japonesa foi tão intensa que ele adotou o nome de Koizumi Yakumo. Os contos surgem no início do século XX.

Kobayashi Masaki rodou boa parte do filme num hangar e deste modo conseguia controlar os cenários, colorindo-os de maneira intensa. Nas cenas externas, o controle se dá pelas escolhas dos cenários que se adequam magistralmente às respectivas tramas de cada estória. Na verdade, o estilo expressionista se destaca em meio às composições de Masaki que ora indicam referências mais modernas ora apontam para referências próprias da tradição japonesa. Os cenários e os figurinos compõem universos que se integram na unidade do enredo.

Kwaidan é composto de quatro estórias independentes que se unem apenas pelo sentido sobrenatural que envolve seus personagens. As quatro estórias são: O Cabelo Negro, A Mulher da Neve, Hoichi, o sem orelhas e Uma Xícara de Chá. A primeira estória nos fala sobre o sentimento de culpa diante de uma escolha mal feita. Um samurai abandona sua mulher e decide se casar com outra mulher, só que esta é feia e insuportável, mas por trás desta escolha estava seu anseio de ascender socialmente. Arrependido, volta para a primeira mulher que aceita seu retorno de bom grado. Mas no final das contas...

A Mulher na Neve narra a estória de dois viajantes que se perdem em meio a uma forte nevasca. Um fantasma – a mulher da neve – pálido e sinistro, aparece diante dos amigos e congela um deles. Ela permite que o segundo escape, mas o faz prometer que nunca contará ao mundo o que ocorre ali. Ele não se controla, abre a boca e o terror se instala em sua vida.

Hoichi, o sem orelhas é a minha estória favorita. Os fantasmas da batalha de Dan-No-Ura – que toma lugar durante a guerra Genpei – procuram o monge cego Hoichi, um mestre em tocar a biwa e cantar o poema épico que narra os feitos do Imperador Antoku e de seu inimigo Minamoto no Yoritomo. Convocado para tocar num cemitério à noite, Hoichi, sendo cego, não percebe que está tocando para fantasmas. Quando seu mestre descobre o que está acontecendo e elabora um ritual de proteção para seu pupilo, as coisas mudam drasticamente na vida do jovem músico e poeta.

Por fim, Uma Xícara de Chá conta a estória de uma entidade que começa a surgir na xícara de chá de um samurai. A persistência de suas aparições se concretiza através da materialização da entidade.

Para quem gosta das estórias extraordinárias de Daniel Defoe, Edgar Alan Poe, William Beckford, Walpole, Lovecraft ou Clive Baker, creio que este filme não será uma decepção. Além do mais, Masaki trafega com grande desenvoltura entre estilos tradicionais do cinema japonês – como Ugetsu Monogatari e Akira Kurosawa, por exemplo – e cores mais modernas, menos orientais. Esta combinação permite que este interessante e inusitado filme possa ser considerado uma obra-prima do cinema japonês.

O link para download via Torrent:

http://www.torrentportal.com/details/53128/Kwaidan.[DivX5.DVDRip.VBR-MP3].torrent


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário