sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Onda de Dennis Gansel



O professor Ron Jones - da escola Cubberley, em Palo Alto, na Califórnia – percebeu como era difícil demonstrar a seus alunos o apelo do Nazismo na população alemã. Parecia inacreditável que alguém pudesse, em sã consciência, seguir os passos de Hitler e, por outro lado, afirmar que desconhecia completamente o massacre contra os judeus. Jones, então, criou o movimento intitulado “The Third Wave” (A Terceira Onda). Jones enfatizava que a individualidade da democracia era uma arma contra a própria democracia e o mote do seu movimento era: “Força através da comunidade, força através da ação, força através do orgulho”.

Seu experimento era levado muito a sério. Jones emergia na sala de aula como um verdadeiro ditador e várias regras começaram a ser impostas aos alunos. Eles deveriam se levantar para fazer perguntas e criou uma saudação que lembrava a saudação nazista, obrigando os estudantes até mesmo a se cumprimentarem entre si deste modo mesmo fora da escola.

O mais estranho é que o movimento ganhou vida própria e saiu dos muros do Cubberley High School. Outros estudantes se uniram ao movimento e houve um incrível aumento na produção escolar dos alunos que tomavam parte na Terceira Onda. No início o grupo possuía apenas 30 estudantes, saltando para 200 na mesma semana. No final da semana, Jones anunciou a seus alunos que o movimento havia tomado proporções nacionais e que na sexta-feira haveria uma reunião para decidir o futuro do grupo. Então Jones aparece e diz que aquilo tudo havia sido apenas um experimento para que eles entendessem a superioridade que invadira o espírito do povo alemão durante o regime Nazista.

O mais incrível é que não estou relatando o filme, mas sim um fato que realmente ocorreu nos Estados Unidos. O filme de Dennis Gansel é uma adaptação magistral para este fato real. Uma tentativa de nos lembrar sempre os perigos do fanatismo e das autocracias. Realmente, recomendo.



O link para download no Blog Filme e Download:

http://filmeedownload.blogspot.com/2009/03/onda-2008.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário